Mulheres na Animação: Lotte Reiniger


Existiram e existem inúmeras mulheres por trás da cultura pop que gostamos, mas muitas vezes elas acabam sendo esquecidas ou não tendo o reconhecimento que deveriam. Então achei que uma série de posts falando de mulheres na cultura pop em geral seria bacana.

Pra inaugurar esse tipo de post resolvi falar da criadora do primeiro longa metragem animado, antes de Walt Disney, e criadora da técnica de animações com sombra, que influenciam muitos criadores até hoje (se você lembra da parte de Harry Potter e as relíquias da morte onde há a animação contando a história dos três irmãos) então você conhece algo feito inspirado no trabalho de Reiniger.

Lotte Reiniger nasceu em 1899, na Alemanha, e ao longo da vida produziu mais de 40 filmes de animação, de curta ou longa metragem. Seu trabalho era feito em stop-motion e todo em papel recortado (cada personagem tinha recortes únicos), e a filmagem se dava no contra luz, fazendo com que os detalhes ricos de cada recorte aparecesse de modo vivo e detalhado na tela.



Reiniger foi, desde pequena, fascinada pela arte chinesa dos teatros de fantoche feitos com silhuetas e sombras, e foi disso que tirou a inspiração pro que seria o trabalho da sua vida. Seu primeiro longa metragem, que também é o primeiro longa metragem de animação da história que chegou até nós, foi "As aventuras do Príncipe Achmed" demorou três anos para ser finalizado, com a ajuda de outros quatro animadores e foi lançado em 1926, dez anos antes de "A Branca de Neve", primeiro filme dos estúdios Disney.



Ela também participou de projetos num instituto de pesquisa cultural junto com grandes nomes de sua época, como Bertold Brecht. Seu longa metragem Príncipe Achmed inaugura não só filmes longos de animação como também inaugura técnicas como câmeras adicionais que geravam efeitos de luz e gravação em multiplanos, em uma mesa com várias camadas de vidro onde ela podia criar um efeito mais próximo de três dimensões, criando profundidade nos cenários onde movimentava os recortes.


Ainda assim, com tantos trabalhos cheios de detalhes e tão minuciosos e com tantas inovações técnicas em seu nome, Reiniger é muito pouco conhecida, até mesmo em seu próprio país de origem, sendo mais reconhecida em países asiáticos e orientais, berços dos teatros de sombra que ela transformou em animações.




"What Cinderella suffered, how she grew into a fairy-princess here is seen,
told by a pair os scissors on the screen"



Assista ao vídeo no youtube onde falo sobre a autora e contextualizo a série mulheres na animação com informações históricas:


Boas animações e até mais!

Comentários